terça-feira, 29 de setembro de 2015

Farmácia Viva: DF tem programa para fabricação e distribuição de fitoterápicos na rede pública de Saúde

By Do R7







Reprodução/ TV Record



A Secretaria de Saúde do Distrito Federal desenvolve há 20 anos um trabalho de fabricação de medicamentos a partir de plantas medicinais. As mudas são plantadas e cultivadas em uma área verde de Planaltina (DF). Da chamada Farmácia Viva saem remédios utilizados para curar diversas doenças e são receitados por médicos da rede pública de saúde.



Os técnicos e farmacêuticos fazem o plantio, cultivo e tratamento da planta para a fabricação dos medicamentos. Um dos mais procurados é o Guaco, um xarope indicado para curar tosse e utilizado como expectorante e é extraído da planta de mesmo nome. Os fitoterápicos com diversos princípios ativos são distribuídos em 22 unidade de saúde do DF. O chefe da Farmácia Viva, Nilton Netto, explica que a prioridade é atender paciente da atenção básica.



— O que nós sempre priorizamos é a atenção básica em saúde e com fitoterápicos que estão sendo utilizados pelos usuários, prescritos pelos profissionais de saúde para tratamento e intervenção à saúde como opção as vezes única para aquela indicação que aquele fitoterápico tem. Nós já conseguimos observar que aquela demanda existe e, obviamente, você vai conseguindo, a partir desses estudos, oferecer condições para que a população tenha acesso gratuitamente a essa proposta.



Leia mais notícias no R7 DF



Em 2014, a farmácia produziu e distribuiu mais de 22 mil medicamentos. Uma das plantas produzidas na rede pública é a planta nativa do Brasil, conhecida como “Orai por Nós”. Ela é rica em proteína e ajuda a prevenir e tratar a depressão.



— Rica me proteína, rica em um aminoácidos precursor da serotonina, que é o hormônio do prazer, é o hormônio que diminui a possibilidade de alguém ter depressão ou ficar triste, então, a planta tem essa grande possibilidade, portanto, você agrega também a questão nutricional à parte de prevenção a doenças, envolvendo o uso da planta na sua alimentação, explica Nilton Netto.



Os medicamentos são distribuídos mediante receita médica e os pacientes podem ter acesso nos postos de distribuição. O telefone para contato é 3399 4162.



Via:: R7



Farmácia Viva: DF tem programa para fabricação e distribuição de fitoterápicos na rede pública de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário