quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Taxa de desemprego total chega a 14,2% no DF

By Do R7, com Agência Brasília






Desemprego aumentou de julho para agosto no DF
Getty Images



A taxa de desemprego total no Distrito Federal aumentou de julho a agosto, quando o porcentual saltou de 13,6% para 14,2%. Em agosto, o contingente de desempregados ficou estimado em 219 mil — 7 mil a mais do que no mês anterior. Esse resultado decorreu da redução do nível de ocupação, com a eliminação de 29 mil postos de trabalho, mas foi atenuado pela saída de pessoas da população economicamente ativa, que sofreu retração de 21 mil postos.



No período analisado, a taxa de participação diminuiu de 62,6% para 61,6%. Esse indicador estabelece a proporção de pessoas a partir de 10 anos presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas.



Leia mais notícias no R7 DF



As informações são da PED-DF (Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal) divulgada nesta quarta-feira (30). O estudo é da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.



Em agosto, o nível de ocupação diminuiu 2,1% em comparação a julho: o contingente de ocupados foi estimado em 1,32 milhão de pessoas — 29 mil a menos do que no mês anterior. Em números absolutos, o setor mais prejudicado foi o de serviços, com 16 mil trabalhadores a menos, seguido por comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com retração de 10 mil. A indústria de transformação registrou 3 mil trabalhadores a menos, enquanto na construção foram 2 mil.


Via:: R7



Taxa de desemprego total chega a 14,2% no DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário