Da última turma, formada por 50 alunos, 34% deles passaram no vestibular
Divulgação/Galt
Um grupo de ex-alunos da UnB (Universidade de Brasília) montou um cursinho pré-vestibular para atender alunos carentes do ensino médio. As aulas são oferecidas de graça e o curso é mantido apenas com doações. Para entrar, é preciso ser da rede pública de ensino ou bolsista de escolas particulares.
O curso foi nomeado de Galt, nome do personagem do livro ” A Revolta de Atlas de Ayn Rand”, que acredita que todos os cidadãos têm uma habilidade que pode desenvolver e, depois, ajudar outras pessoas a desenvolver a sua. A partir desse fenômeno, aconteceria uma mudança na estrutura da sociedade. O personagem acredita no poder e na glória da mente humana.
Um dos fundadores do cursinho, Rubenilson Cerqueira, contou ao R7 que foi acreditando nos principios do personagem que o projeto surgiu. O intuito é apoiar alunos sem recursos e que demonstram desejo de ingressar na faculdade para que depois eles façam o mesmo pelos colegas – formando assim uma corrente do bem.
— Seria uma sociedade feita para a sociedade e exclusivamente em prol da sociedade — explica.
A procura pelo curso, criado em novembro do ano passado, tem sido grande. Só no primeiro semestre, os ex-alunos da UnB receberam 250 inscrições para as 50 vagas que tinham disponíveis. No segundo semestre decidiram expandir o curso e abrir uma turna no período noturno, mas, a demanda também aumentou: eram 500 inscritos para 90 vagas.
— Infelizmente não conseguimos atender a todos e precisamos selecionar aqueles que realmente não podem arcar [com um cursinho preparatório] e demonstram motivação [para estudar].
Cinema em 360º conta história da relação do homem com a luz em evento no Parque da Cidade
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia oferece mais de 900 atividades até domingo
Os 40 professores que trabalham no Galt são voluntários e o curso é mantido apenas com doações
Divulgação/Galt
A seleção do curso é feita em duas etapas: primeiro um vestibulinho, para saber o nível de conhecimento dos interessados e, depois, uma entrevista para que os envolvidos no curso conheçam melhor o aluno. Da última turma, formada por 50 alunos, 34% deles passaram no vestibular. Os 40 professores que trabalham no Galt são voluntários e o curso é mantido apenas com doações.
Édlla Souza, de 19 anos, foi uma das aprovadas no último vestibular da UnB (Universidade de Brasília) para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Ela não teria condições de pagar por um cursinho preparatório e garante: sem o Galt poderia não ter realizado seu sonho.
— Foi maravilhoso, é uma iniciativa muito boa para ajudar os outros. O cursinho me ajudou a ter disciplina e, agora, eu com certeza penso em ajudar também. Agora estou me adaptando a Universidade, mas quero dar ajudar alunos carentes a passarem na UnB bem antes de sair dela.
O cursinho está com inscrições abertas para o intensivão da 3ª etapa do PAS (Processo de Avaliação Seriada) da UnB. Os interessados podem obter mais informações no site do Galt.
Via:: R7
Ex-alunos da UnB montam cursinho pré-vestibular grátis para estudantes carentes

Nenhum comentário:
Postar um comentário