quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Apreensão de jovem que tocava violão em Brasília causa revolta em rede social

By Do R7






Jovens registraram o momento da ação policial em Brasília ao levar os envolvidos nas viaturas para a delegacia
Reprodução/Whatsapp



A diversão de jovens que tocavam violão e instrumentos de percussão na Asa Norte, região central de Brasília, terminou em tumulto e foi parar na delegacia. Ao todo, 15 pessoas foram ouvidas na 5ª DP (Setor Bancário Norte) e um adolescente foi apreendido e levado para a DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente), na noite desta quarta-feira (23).



Poucas horas depois do incidente, relatos de pessoas pelo Facebook já denunciavam excessos na ação da Polícia Militar. Um post com quase 900 compartilhamentos conta que os PMs se recusaram a ouvir o apelo de uma mãe ao pedir a liberação do filho.



— Diante da resistência de moradores que se manifestavam dizendo não se sentirem incomodados com os jovens, e diante de uma mãe que desesperada chorava em defesa do filho que estava preso porque tentou defender a própria mãe, uma senhora assistente social, que estava lá para defender os outros jovens que foram presos, eles então usaram gás de pimenta e ameaçaram os advogados que estavam lá, com shock, e foram violentos com essa mãe que chorava. Impressionante!



Outro relato, este de uma jovem que foi levada para a 5ª DP, confirma o uso de spray de pimenta por parte da PM. Os jovens tocavam música na quadra 410 Norte, em uma praça com um parque para crianças. Eles questionaram o argumento com relação à Lei do Silêncio, pois o caso aconteceu por volta das 20h30, e a lei determina a restrição de barulho para 55 decibéis depois das 22h.



— Tentamos impedir que fossem levados, apareceu assistente social, advogados, as mães. A polícia violenta usou spray de pimenta e quando perguntada sobre o motivo da apreensão dos meninos dizia apenas que eles faziam barulho, desordem pública, que era crime e que um morador havia feito denuncia, ao passo que os jovens e nós dizíamos: “Mas é musica!”.



Leia mais notícias no R7 DF



Afogado em multas pela Lei do Silêncio, bar tradicional de Brasília fecha as portas



A mãe citada nos relatos, Francisca Carvalho, reforçou a versão da história transmitida pelos relatos no Facebook. Ela afirma que teria sido agredida durante a ação policial e disse que nenhum dos jovens estava fazendo nada que justificasse o que classificou como “excessos” na operação.



— O que aconteceu na 410 Norte é surreal demais, é antidemocrático, arbitrário, autoritário e condizentes com os atos de uma ditadura militar, um total retrocesso! Indignação e revolta é o que sentimos profundamente. Fora, as dores no corpo e na cabeça que ficaram em mim por conta das agressões sofridas pelos PMs, ficou um sentimento de profunda e máxima indignação e tristeza por tudo isso!



Segundo a Polícia Civil do DF, a equipe da PM compareceu ao local após reclamação de dois moradores da quadra, que estariam incomodados com o barulho. Eles registraram na ocorrência queixas dos policiais que dizem ter sido ofendidos verbalmente ao discutir com parentes dos jovens envolvidos na música.



Na ocorrência policial, ficou registrado como autor do fato um jovem de 17 anos, que foi encaminhado para a DCA. Ele foi liberado depois que um responsável pelo jovem assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento à Justiça. A Polícia Civil afirma ainda que o caso está sendo investigado.



Procurada pela reportagem do R7, a PM afirmou em nota que qualquer excesso feito pelos policiais está sendo devidamente apurado através de uma sindicância instaurada pelo comando da corporação. A polícia afirma ainda que encontrou maconha durante a operação na 410 Norte.



Este vídeo mostra o momento em que um PM usa o spray de pimenta e ameaça os envolvidos com uma arma de choque. Assista:



Via:: R7



Apreensão de jovem que tocava violão em Brasília causa revolta em rede social

Nenhum comentário:

Postar um comentário