By Do R7
Reprodução/Facebook
Mais de 1.500 pessoas já confirmaram presença em um protesto contra a ação policial que levou jovens à delegacia por estarem tocando violão e instrumentos de percussão na última quarta-feira (23), na quadra 410 Norte, em Brasília. A manifestação está sendo organizada por meio de um grupo no Facebook e demonstra uma reação contra a truculência policial.
Segundo os organizadores, o ato será cultural e acontecerá às 16h deste sábado (26), na mesma quadra em que os jovens foram abordados. A ideia é devolver com arte o que fizeram a eles com violência. O grupo acredita que os policiais se excederam ao usar spray de pimenta e violência para retirar os jovens da praça onde tocavam os instrumentos. No dia da confusão, um vídeo foi feito por um cinegrafista amador e mostrou os policiais mostrando até armas de choque contra pessoas que tentavam evitar detenção dos jovens. Ainda assim, a PM nega que tenha havia abuso de autoridade.
Ao todo, 15 pessoas foram ouvidas na 5ª DP (Setor Bancário Norte) e um adolescente foi apreendido e levado para a DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente) no dia da confusão. Francisca Carvalho, mãe de uns dos jovens, afirmou que chegou a ser agredida quando tentou evitar a prisão do filho e seus colegas. Ela garantiu ainda que nenhum dos jovens estava fazendo algo que pudesse justificar os “excessos” da operação.
— O que aconteceu na 410 Norte é surreal demais, é antidemocrático, arbitrário, autoritário e condizentes com os atos de uma ditadura militar, um total retrocesso! Indignação e revolta é o que sentimos profundamente. Fora as dores no corpo e na cabeça, que ficaram em mim por conta das agressões sofridas pelos PMs, ficou um sentimento de profunda e máxima indignação e tristeza por tudo isso.
Afogado em multas pela Lei do Silêncio, bar tradicional de Brasília fecha as portas
Segundo a Polícia Civil do DF, a equipe da PM compareceu ao local após reclamação de dois moradores da quadra, que estariam incomodados com o barulho. Eles registraram na ocorrência queixas dos policiais que dizem ter sido ofendidos verbalmente ao discutir com parentes dos jovens envolvidos na música.
Na ocorrência policial, ficou registrado como autor do fato um jovem de 17 anos, que foi encaminhado para a DCA. Ele foi liberado depois que um responsável pelo jovem assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento à Justiça. A Polícia Civil afirma ainda que o caso está sendo investigado.
Procurada pela reportagem do R7, a PM afirmou em nota que qualquer excesso feito pelos policiais está sendo devidamente apurado através de uma sindicância instaurada pelo comando da corporação. A polícia afirma ainda que encontrou maconha durante a operação na 410 Norte.
Via:: R7
Grupo organiza protesto contra PM"s que usaram spray de pimenta para dispersar jovens que tocavam violão
Nenhum comentário:
Postar um comentário