segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Para plantar em casa: viveiro público de Brasília tem 20 mil mudas, como manjericão, alecrim e até ipês

By Do R7, com Agência Brasília






Em troca das mudas, é pedido apenas que sejam doados materiais de cultivo
Tony Winston/Agência Brasília



Mais de 20 mil mudas, entre espécies do Cerrado, como buriti e ipês, plantas aromáticas, a exemplo de manjericão e alecrim, e ornamentais, tal como a dracena, estão à espera de quem queira plantá-las. Toda essa variedade pode ser encontrada no Viveiro Comunitário do Lago Norte, na QI 6, resultado de parcerias da administração regional com a Secretaria do Meio Ambiente, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e organizações não governamentais da região. Em troca, é pedido apenas que sejam doados materiais para ajudar a manter o ambiente, como sementes, adubos, saquinhos de plantar.



Inaugurado em 3 de julho e com 375 metros quadrados, o viveiro surgiu da necessidade de um local para abrigar mudas a serem usadas no reflorestamento de áreas próximo a córregos e nascentes da região administrativa, conta o administrador interino do Lago Norte e Varjão, Leandro Casarin.



Leia mais notícias no R7 DF



O viveiro é cuidado pelo técnico agrícola e funcionário da administração regional Elvécio Dias Borges, que rega as mudas diariamente. Isso tem de ser feito por pelo menos quatro meses antes de elas serem transportadas para outro ambiente. O tamanho ideal para esse momento, ensina Borges, é de 30 centímetros, no mínimo. Algumas espécies podem levar até um ano para atingir essa estatura.



— Antes de serem plantadas, tem de ‘rustificar’ para ficarem fortes e não sofrerem.


Via:: R7



Para plantar em casa: viveiro público de Brasília tem 20 mil mudas, como manjericão, alecrim e até ipês

Nenhum comentário:

Postar um comentário