segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sem pediatra para dar alta, mães de recém-nascidos ficam "presas" em hospital no DF

By Do R7, com TV Record Brasília






Sem pediatra no Hospital do Gama, pacientes aguardam há dias por alta hospitalar
Reprodução/TV Record Brasília



Pacientes do HRG (Hospital Regional do Gama) denunciam falta de médicos por causa de recesso de fim de ano. Bebês que nasceram na semana passada ainda não receberam alta médica por falta de pediatras. De acordo com acompanhantes de mulheres que deram à luz na unidade, há pacientes que, mesmo após o parto, não foram levadas para a enfermaria para tomar banho e continuam no centro obstétrico.



O filho de Ezequiel de Souza Lima nasceu na última quarta-feira (23), mas ainda não recebeu alta porque não tem pediatra para liberar o bebê. Ele conta que o médico só apareceu no hospital na sexta-feira (25) pela manhã e não voltou mais.



— A gente já correu este hospital todinho. Ninguém dá uma resposta. Ficam falando que amanhã vem, a gente espera e nada. Fala que à tarde vem. A gente já não sabe nem o que fazer mais.



Outra denúncia é que o hospital não estaria fornecendo nem mesmo lençóis limpos. O acompanhante Rafael Campos diz que houve caso de um pai que se revoltou e quis levar o filho mesmo sem a alta do pediatra, mas que recuou após ameaça do hospital de chamar a polícia e o conselho tutelar.



Leia mais notícias no R7 DF



Após aguardar seis horas por internação, mulher dá à luz em banheiro de hospital público no DF



Funcionário flagra rato no Hospital do Gama. Veja o vídeo



O problema acaba tendo um efeito cascata. Como as mães que tiveram bebês na semana passada não foram para casa, as que dão à luz agora não podem subir para a enfermaria e acabam esperando no centro obstétrico. O jardineiro Norberto Santos afirma que são mais de 30 mulheres que estão aguardando a dispensa do pediatra.



— São 33 mães em uma sala que acabaram de ter o bebê, estão sujas e querendo tomar um banho, mas não podem porque o pediatra não vem para liberar as outras que estão lá em cima (na enfermaria).



Além da pediatria, outros serviços não estariam sendo prestados no hospital. Uma mulher que tentou trocar a sonda de alimentação da filha não conseguiu atendimento. Ela diz que foi informada que não há sonda na unidade. A demora por atendimento da clínica médica também é alvo de reclamações.



Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o atendimento estava demorando, principalmente na pediatria, por causa do volume da demanda. Em relação a alta dos recém-nascidos, a pasta afirmou que um médico neonatologista já estava providenciando a liberação dos bebês.



Assista ao vídeo:



Via:: R7



Sem pediatra para dar alta, mães de recém-nascidos ficam "presas" em hospital no DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário