By Do R7
Além de quente, este mês de outubro tem registrado também os menores índices de chuvas
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Com recordes históricos de temperaturas altas, o Distrito Federal passa neste ano pelo mês de outubro mais quente de sua história. Além da massa de ar quente e seco estacionada na região Centro-Oeste, o Niño é um dos fatores para as altas temperaturas. O fenômeno consiste no aquecimento, acima da média, das águas do lado leste do Oceano Pacífico, que altera os ventos e enfraquece as frentes frias que chegariam ao DF, explica a meteorologista Bianca Lobo, do instituto Climatempo.
— As frentes frias ficam sem força para chegar à região. Isso acontece a cada 15 ou 20 anos, quando o El Niño pode vir mais forte.
A especialista informa que o fenômeno não ocorre em todos os anos e que não se trata de uma mudança climática.O El Niño tem como efeito a estabilidade da massa de ar quente e seco, que aumenta a cada dia, enquanto não começa a temporada de chuvas.
Outubro de 2015 é o mês mais quente da história do DF
As regiões Centro Oeste e Sudeste do País são as mais afetadas pelo El Niño, segundo a metereologista. Nos anos em que ele ocorre, as médias de temperatura ficam acima das registradas em outros anos, nestas partes do Brasil.
Durante este mês, dois recordes de máximas de temperaturas foram quebrados em dois dias, desde que se começou a registrar a temperatura no DF, em 1961.
No último dia 17, o Inmet (Instituto Nacional Meteorologia) registrou 35,9°C. Neste domingo (19), máxima histórica foi de 36,4°C. Segundo a meteorologista Ingrid Monteiro Peixoto, do Inmet, não apenas o período diurno tem registrado altas temperaturas.
Além de quente, este mês de outubro tem registrado também os menores índices de chuvas. Até esta terça-feira (20), havia chovido 12,8mm no DF. No ano passado, durante todo o mês de outubro, foram 201,4 mm.
O alívio pode estar próximo, segundo o Inmet, com a chegada da temporada de chuvas, que pode começar para valer nesta sexta-feira (23). Porém o calor deve continuar. Para esta quarta e quinta-feira (22), mesmo com a previsão de chuvas isoladas, a temperatura máxima pode chegar a 37°C, quebrando novamente o recorde de 35,9°C.
Via:: R7
El Niño é um dos responsáveis pelo recorde histórico de calor em Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário