By Do R7
Professores algemados e um ferido em delegacia da Asa Sul
Divulgação/ WhatsApp
A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu quatro professores que participaram de uma manifestação, na tarde desta quarta-feira (28), no final do Eixão Sul, a principal avenida do centro de Brasília. Um vídeo que circula por uma rede social mostra que um deles apresenta um ferimento no abdômen.
As imagens foram gravadas na 1ª DP, na Asa Sul. Na gravação, dois professores, uma mulher e um homem, aparecem algemados e sentados em um banco. Em um momento, um policial militar dá água na boca para a professora, que não pode mover as mãos. Um terceiro professor levanta a camisa e mostra um ferimento, semelhante a uma perfuração de bala de borracha.
De acordo com a Polícia Militar, dois docentes foram presos por desacato e outros dois após tomarem as chaves de motoristas de veículos do transporte coletivo para impedir a passagem na pista. Em nota, a corporação diz que o “Batalhão de Choque foi acionado e desobstruiu a via com o uso gradativo da força e dos meios legais para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos que trafegavam por aquele local”.
Em protesto contra o atraso no pagamento de reajustes salariais, os professores fecharam as duas saídas da pista. Os motoristas enfrentaram um enorme congestionamento no fim da tarde. Os manifestantes fecharam todas as faixas da via. O trânsito foi liberado após a chegada de policiais militares, que contiveram o tumulto.
Os professores da rede pública de ensino do DF estão em greve desde o dia 15 de outubro e decidiram pela manutenção do movimento em assembleia realizada nessa terça-feira (27).
Em nota, o governo de Brasília criticou o protesto:
“O governo de Brasília lamenta que alguns poucos professores, sob o comando do sindicato, tenham radicalizado o movimento grevista que realizam com o fechamento de vias públicas e interrupção do tráfego. Assim, além de prejudicar os alunos das escolas públicas e seus pais, esses professores em greve causaram transtornos a milhares de pessoas que transitavam pelas vias de Brasília. O governo nunca deixou de receber os sindicatos e já deixou claro, aos servidores e à população, que não tem condições orçamentárias e financeiras de pagar agora os reajustes salariais concedidos em 2013. As greves e a interrupção de vias em nada contribuem para que os pagamentos possam ser feitos”, diz nota.
O GDF afirmou ainda que a Polícia Militar age sempre dentro da lei e de suas atribuições, para impedir o fechamento de vias públicas.
Assista o vídeo:
Via:: R7
Protesto no DF acaba com professores detidos após confronto com a polícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário