By Do R7
Agentes trabalham no combate à reprodução do mosquito da dengue
Agência Brasília / Gabriel Jabur
Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do DF foram 870 novos casos de dengue confirmados no Distrito Federal somente no mês de novembro. Desde o início do ano, já são 12.500 casos suspeitos da doença. Desse total, 9.983 casos foram confirmados. Vinte e cinco pessoas morreram.
Planaltina, Gama e Sobradinho II lideram o ranking da cidades com mais registros. As ações de prevenção se intensificaram. Cem profissionais das áreas de saúde e segurança começaram há um mês uma força-tarefa de combate à reprodução do mosquito Aedes Egypt, que transmite a dengue. Os agentes percorrem casas com possíveis focos do mosquito, como vasilhas, pneus, garrafas e plásticos.
Vacina promete interromper ciclo de transmissão da dengue
Recentemente, uma pesquisa do Instituto Butantan constatou que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, se transforma tanto física quanto geneticamente de acordo com as estações do ano e até mesmo no inverno, época de baixa incidência do inseto. O artigo Microevolution of Aedes aegypti foi publicado recentemente na revista científica PLoS One.
O estudo foi desenvolvido em bairros de São Paulo, durante 14 meses, de abril de 2011 a maio de 2012, e acompanhou a evolução do mosquito da dengue durante cinco estações climáticas, com o objetivo de compreender a evolução do animal e, possivelmente, auxiliar nos mecanismos de controle.
Via:: R7
DF registra 870 casos de dengue no mês de novembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário