terça-feira, 30 de junho de 2015

Locais de prova para concurso de conselheiro tutelar serão divulgados hoje


Avaliação ocorrerá no domingo, 5 de julho. Quase 26,6 mil pessoas disputam vagas nas 40 unidades do DF




Serão divulgados hoje (30), a partir das 13 horas, os locais de realização da prova objetiva para os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar do Distrito Federal, do quadriênio 2016-2019. As informações estarão disponíveis na página do site que trata do processo de escolha dos novos membros. São 26.588 inscritos que concorrem a vagas nos 40 conselhos do DF.


A avaliação terá 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções cada. O certame medirá o conhecimento dos candidatos quanto a temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Convivência Familiar e a Constituição Federal, além de outros assuntos especificados no edital. Os candidatos deverão chegar ao local da prova com uma hora de antecedência e levar documento oficial de identificação com foto e caneta de material transparente com tinta de cor preta.


A prova ocorrerá em 5 de julho, das 13 horas às 17h30, em 18 escolas do Distrito Federal. O gabarito preliminar sairá no dia seguinte, 6 de julho, e os candidatos terão dos dias 7 a 9 para questionar o resultado. Quem obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% das questões da prova será habilitado e passará à fase de análise de documentação. As etapas seguintes do processo compreendem registro de candidatura, eleição — por meio de voto direto, secreto e facultativo —, e curso de formação inicial, com frequência obrigatória e carga horária mínima de 40 horas.


Requisitos para o cargo
Para se candidatar a conselheiro tutelar, o cidadão deve obedecer aos seguintes critérios: ser brasileiro, ter 21 anos ou mais e ensino médio completo, morar há pelo menos dois anos na região administrativa a que se candidatou e comprovar experiência de, no mínimo, três anos no trabalho com crianças e adolescentes. É permitida a reeleição apenas uma vez.


Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o conselho tutelar é responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Um conselheiro recebe R$ 4.684,66 para regime de dedicação exclusiva, em esquema de plantão. Todos os conselhos funcionam 24 horas, sete dias por semana.


Leia também:


Mais de 26,5 mil inscritos para o cargo de conselheiro tutelar



Via:: df.gov.br



Locais de prova para concurso de conselheiro tutelar serão divulgados hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário