quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ação do Pacto pela Vida facilita acesso de viaturas na Estrutural

Ação do Pacto pela Vida facilita acesso de viaturas na Estrutural



Iniciativa tem como objetivo alargar vias para favorecer a circulação de agentes de segurança e saúde, além de caminhões de lixo




Parada em frente aos barracos da Quadra 17 do assentamento de Santa Luzia, na Cidade Estrutural, a aposentada Valdenise Costa Lima, de 61 anos, assistia ao trabalho dos tratores que tiravam o entulho em frente das casas. “Para mim o nome disso é progresso”, resumiu a moradora, que vive no local desde 2005 e sofre com a violência na região, onde o acesso à segurança fica restrito pela dificuldade do trânsito em alguns trechos. “Ninguém quer viver preso em becos.”


A desobstrução das ruas é uma das ações do programa do governo local Pacto pela Vida que visa reduzir os índices de criminalidade em Brasília. Com o objetivo de facilitar a circulação das forças de segurança, desde segunda-feira (22), as vias de Santa Luzia passam por limpeza e aterramento em ação conjunta da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, da administração da região e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).


Policiais a pé
Durante a primeira reunião na Estrutural, em 21 de maio, o secretário da Segurança, Arthur Trindade, ouviu da população a reclamação de que viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias não conseguiam circular pelas ruas do assentamento por falta de espaço.


Havia muito entulho e invasões, e isso impedia que veículos trafegassem no local. “Esse alargamento é fundamental porque vai permitir que a PM aumente o policiamento ostensivo e facilitar o trabalho de investigação criminal”, explica. “Como as vias são de trânsito difícil, o policiamento tem sido feito a pé.”


Colaboração
O administrador regional Evanildo Macedo informa que cerca de 1,6 mil famílias da região foram avisadas da operação e tiveram que retirar estruturas que extrapolavam a área dos lotes. “A situação da regularização é complicada, mas temos que garantir a qualidade de vida dessas pessoas”, diz.


Outro ponto importante é perceber a colaboração entre população e governo. “Alguns lotes invadiam muito as ruas, e os moradores se mostraram bem receptivos à proposta de recuar um pouco; é uma forma de pensar no bem coletivo”, define Macedo. “Queremos fazer uma rua principal também, mas para isso precisamos do apoio da Agefis”, adianta o administrador. A previsão é que até o fim de julho a operação esteja concluída.


Lixo
Além da questão da segurança, o nivelamento das vias permitirá o melhor escoamento da água e a passagem de outros veículos, como caminhões de lixo: “É um dos maiores problemas daqui: a maioria dos moradores joga o lixo em qualquer lugar, mais por necessidade do que por opção”, conta a costureira Rosânia Lima do Nascimento, de 40 anos. A moradora, que vive no local há cinco anos, diz que nunca tinha visto melhoria no assentamento. “Falta muito ainda, mas é um bom começo.”


O ideal é que a largura da via seja de pelo menos 11 metros para ter espaço suficiente para dois carros. A operação de abertura de pista conta com quatro caminhões, um guindaste, duas pás mecânicas, uma retroescavadeira e ainda seis funcionários da administração regional. A Novacap participa com caminhões que levam terra e duas máquinas niveladoras do chão.


Apreensões
Segundo informações da Secretaria da Segurança e da Paz Social, desde o início dos trabalhos de contato com os moradores, em 17 de junho, a Polícia Militar apreendeu duas armas ilegais e encontrou dois carros roubados no local. O comandante do 4º Batalhão da PM, coronel André Luiz, observa que o acesso permite intensificar as ações.


No último fim de semana, quando o alargamento havia começado, a PM apreendeu uma espingarda calibre 20, um revólver .38 e encontrou dois carros roubados. “O policiamento, feito apenas por policiais a pé, foi reforçado”, disse o coronel. O delegado-chefe da 8ª Delegacia de Polícia, Fernando Grana, completa que a operação facilitará bastante o trabalho de investigação.


Veja a galeria de fotos:



Via:: df.gov.br



Ação do Pacto pela Vida facilita acesso de viaturas na Estrutural

Nenhum comentário:

Postar um comentário