By Do R7, com TV Record Brasília
Os ratos se escondem nos bueiros destampados do Setor Comercial Sul de Brasília
Reprodução / TV Record
Numa época em que a Secretaria de Saúde alerta para a leptospirose, que já matou cinco pessoas neste ano, comerciantes reclamam da presença crescente de ratos no Setor Comercial Sul, no centro de Brasília. Segundo a denúncia, ele tem hora marcada para aparecer: no início da manhã e no fim da tarde, em buracos no chão, bueiros destampados e próximos aos sacos de lixo.
O presidente da Associação Comercial do DF, Cléber Pires, contou nesta quinta-feira (25) que ele sempre recebe recebe reclamações sobre os roedores. Ele enviou um documento pedindo providências para o setor de Zoonoses do Governo de Brasília.
— Percebemos que falta a boa vontade pois o Estado mais uma vez passa a bola para o empresário. É um absurdo, pois além de conviver com o tráfico de drogas e com a prostituição, agora temos ratazanas.
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Para o representante da Zoonoses, Ivanildo de Oliveira, só é possível resolver o problema com a ajuda dos comerciantes e dos cidadãos que passam pelo local.
— Infelizmente a gente faz uso do raticida pra tentar baixar a população de ratos, mas precisamos da ajuda dos cidadãos para não jogar lixo no chão, para acondicionar bem o lixo.
O SLU (Serviço de Limpeza Urbana) informou que a coleta no Setor Comercial Sul é feita de segunda a sábado, a partir das 19h, além de uma varrição três vezes por dia. Eles orientam que os resíduos sejam colocados para recolhimento uma hora antes do caminhão passar e que a responsabilidade pela limpeza dos contêineres é de quem produz o lixo, ou seja, os comerciantes.
Neste primeiro semestre de 2015, a Secretaria de Saúde registrou cinco mortes e 21 casos de contaminação por leptospirose, doença transmitida pelas fezes e urina de roedores como o rato.
Via:: R7
Comerciantes denunciam infestação de ratos no centro de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário