By Do R7
Idosa estava internada no Hospital de Sobradinho, região do Distrito Federal
Reprodução / TV Record Brasília
A idosa de 83 anos que estava internada no Hospital Regional de Sobradinho, no Distrito Federal, com a superbactéria KPC morreu nesta sexta-feira (26). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde, mas a pasta garantiu que a morte não pode ser atribuída a bactéria multirresistente.
Segundo a pasta, para ter um posicionamento sobre o caso será necessário aguardar o laudo de necrópsia, que, primeiramente, deve ser solicitado pela família. A Rede de Saúde diz que não pode fazer esse procedimento sem autorização.
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
A idosa chegou a ficar isolada na UPA de Sobradinho, mas depois foi transferida para o hospital da região, onde acabou morrendo.
Surto e endemia
Apesar de admitir a situação de endemia em relação às contaminações por superbactérias, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirma que a rede pública não passa por uma situação de surto. A infectologista Eliana Bicudo explica a diferença entre as duas situações.
Endemia: Quando os casos acontecem em menor escala, mas passam a ser mais frequentes durante um período determinado. Segundo a infectologista, a rede sempre tem casos de bactérias multirresistentes, especialmente nas UTIs.
Surto: Quando são detectados picos de doenças ou contaminações por um determinado período e depois os casos são erradicados, chegando ao número zero. Os casos podem voltar a acontecer ou serem totalmente eliminados.
Via:: R7
Idosa com superbactéria morre nesta sexta-feira no Hospital de Sobradinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário