By Do R7
16 pacientes do hospital tiveram presença de superbactéria detectada no organismo
Reprodução / TV Record Brasília
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, nesta quarta-feira (3), que 16 pacientes internados no Hospital Regional de Santa Maria (DF) tiveram a presença da bactéria Acinetobacter Baumannii detectada no organismo. Entre eles, dois desenvolveram infecções provocadas pelos micro-organismos. Todos recebem tratamento em uma área isolada para evitar novas contaminações.
O infectologista do hospital, Paulo Cortez, informou que as contaminações ocorreram na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e na Clínica Médica. Ele afirma, no entanto, que nenhuma área do hospital foi interditada.
— Não é uma situação de surto, nem de pânico. Estamos seguindo o procedimento normal para casos como este.
Com os novos casos, sobe para 22 o número de pessoas contaminadas por superbactérias em três hospitais da rede pública de saúde. Até esta quarta-feira foram registradas quatro mortes de pacientes com enterococo ou KPC, bactérias também multirresistentes a antibióticos, como a Acinetobacter. Outros seis pacientes, internados no Hospital Regional de Taguatinga (quatro com enterococo) e no Hospital Regional do Guará (dois com Acinetobacter), permanecem em tratamento.
Boletim Médico da Secretaria de Saúde, divulgado no início da tarde desta quarta-feira (3), informa que há possibilidade de alta médica para cinco dos seis pacientes internados nestas duas unidades de saúde. O paciente que ainda não tem condições de ser liberado do hospital tem 91 anos e está internado no HRT (Hospital Regional de Taguatinga) para tratamento de uma pneumonia.
Entenda o caso
O primeiro caso de superbactéria no DF foi detectado na quinta-feira (28), quando foi confirmado que uma paciente de 79 anos, que estava internada no HRT (Hospital Regional de Taguatinga), estava contaminada com a bactéria KPC, multirresistente a antibióticos e de difícil tratamento. Em 2013, o DF passou por surto dessa bactéria em diversos hospitais
Após a confirmação dos casos, na semana passada, o atendimento no Pronto Socorro do HRT chegou a ser suspenso na sexta-feira (29) e retomado às 13h30 desta terça-feira (2). Durante quatro dias, as unidades de Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia-Geral e Cardiologia não receberam novos pacientes.
O atendimento foi retomado após a desinfecção das salas Amarela e Vermelha, que atendem pacientes com médio e grave risco. Os profissionais que trabalham na unidade de saúde ainda receberam orientações da Equipe de Controle de Infecção Hospitalar.
Via:: R7
Sobe para 22 o número de pacientes contaminados por superbactérias no DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário