Na segunda edição do Roda de Conversa, Rodrigo Rollemberg esteve na região administrativa na noite desta quinta-feira (25) para ouvir pedidos da população
Durante a segunda edição do Roda de Conversa, na noite desta quinta-feira (26), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ouviu muitos pedidos da população do Itapoã por creches públicas. Na quadra poliesportiva da região, cerca de 400 pessoas participaram do encontro, parte de uma série que ainda ocorrerá ao longo do ano — a primeira foi na Candangolândia, em 3 de junho. “Vou voltar ao Itapoã nos próximos dias com o secretário de Educação [Júlio Gregório] para tentar solucionar essa questão”, disse o governador. Ele explicou que faltam vagas para 5 mil crianças de até 4 anos em todo o Distrito Federal. Desde o início do ano, foram inauguradas 11 creches, cada uma com capacidade para atender 112 alunos.
No Itapoã, já existe um terreno para construir uma instituição de ensino para essa faixa etária. Ainda assim, não será suficiente, segundo o morador Claudinei Maia. “Precisamos de 2 mil vagas, essa é uma necessidade urgente, e a solução é assinar convênios”, sugeriu. Rollemberg convidou todas as lideranças comunitárias a, com ele e com o secretário de Educação, pensar em uma saída. Durante o evento, o governador sorteou sete pessoas que puderam fazer perguntas diretamente a ele. O chefe do Executivo local ainda respondeu a questionamentos de três representantes de entidades sociais.
Outro assunto levantado na noite de hoje foi a eleição direta para administrador regional. “Reitero esse meu compromisso, mas preciso de ideias de como promover essa eleição; vamos pedir ajuda ao Tribunal Regional Eleitoral para garantir a isenção da escolha”, respondeu. O governador observou que, no início do ano, enviou à Câmara Legislativa projeto de lei que propõe diminuir o número de administrações e criar conselhos para servir de apoio ao administrador e funcionar como representantes diretos da comunidade. Porém, o Executivo retirou a matéria da pauta do Legislativo por causa da rejeição dos parlamentares para aprovar a proposta. Rollemberg assegurou que reenviará o texto para apreciação dos deputados distritais ainda neste ano.
Esporte
O menino Janderson Rocha foi sorteado, mas deu a vez ao professor Gilvan Ferreira dos Santos, responsável pelo projeto social Futuro Campeão. Ele atua no Itapoã há sete anos e estimula a prática do atletismo entre crianças. Já são 70 pequenos atletas. “Treinamos em um terreno que fica atrás da administração regional e que está todo sujo com cacos de vidro; perdemos muitos jovens talentosos por falta de apoio”, reclamou. O professor estava acompanhado de vários alunos que, emocionados, ouviram do governador que vão ganhar uma pista de atletismo de 400 metros. “A partir de segunda-feira [29], vamos começar a construir, e eu venho aqui para correr com vocês”, anunciou Rollemberg.
Os moradores também quiseram saber do governador sobre os planos de apoio aos artesãos da região administrativa. “Quero retomar os trabalhos para desenvolver o artesanato em Brasília criando uma política de apoio ao artesão e um centro de comercialização no centro da capital”, afirmou. Maria Deuzélia reclamou da exigência de certidões negativas por parte da Secretaria de Turismo para cadastrar os artesãos. O chefe do Executivo local concordou que não faz sentido tanta burocracia e pediu que o secretário da pasta, Jaime Recena, reveja a necessidade de apresentação desses documentos.
Leia também:
Governador dialoga com moradores da Candangolândia
Veja a galeria de fotos:
Via:: df.gov.br
Durante evento com o governador, moradores do Itapoã reivindicam creches públicas

Nenhum comentário:
Postar um comentário